26 de maio de 2010

Usufruindo dois versos

"...como creio que os sonetos existem feitos, como as odes e os dramas, e as demais obras de arte, por uma razão de ordem metafísica, dou esses dois versos ao primeiro desocupado que os quiser. Ao domingo, ou se estiver chovendo, ou na roça, em qualquer ocasião de lazer, pode tentar ver se o soneto sai. Tudo é dar-lhe uma ideia e encher o centro que falta" (Dom Casmurro - Machado de Assis)


Usufruindo dois versos

"Oh! flor do céu! flor cândida e pura!"
Em certa ocasião fui a abelha, e de tu, provei o pólen
Veneno mais doce que alimentou a esperança
Deixando-me sedento à fraqueza

A coragem esvaiu-se
O hóspede do amor perde as forças quando este o consome
Enjaulado no próprio desejo
Tu, flor venenosa, sucumbiu meu coração!

Perdi-me no vago, à procura de respostas
Para sobreviver à ideia sombria
De cruzar ao lado teu

Eu, Dom Casmurro, digno de solidão
Declaro a derrota:
"Ganha-se a vida, perde-se a batalha!"


Isabelle S. S. de Assis

3 comentários:

Raphael Quintão disse...

que lindo, minha princesinha (:
te amo!

Anônimo disse...

quanto tempo...

Morphyne Black Star disse...

Belíssimo soneto!
Adorei seu blog.
Bjs, moça amiga!